Curiosidades Animais

Ter um cachorro deixa seu coração mais saudável

Voltar 13/05/2016

Já existem diversos estudos que demonstram como cachorros auxiliam no controle do estresse. Porém, recentemente foi descoberta mais uma vantagem em se ter uma companhia canina em casa: eles fortalecem o coração dos donos.

De acordo com uma pesquisa de realizada em uma universidade do Japão, esses bichinhos são realmente benéficos para a atividade cardíaca. Para chegar a tal conclusão, os cientistas acompanharam 191 indivíduos com idades entre 60 e 80 anos. Todos os participantes apresentavam problemas de saúde como diabetes, pressão arterial elevada, e taxa de colesterol ruim (LDL) alto. Somados, esses índices deixam as pessoas mais propensas a uma serie de condições cardíacas graves. Entre os voluntários, em torno de 40% deles tinham pelos menos um animal de estimação em suas residências. E foram justamente os participantes que pertenciam a essa parcela que tiveram uma variação maior nos batimentos do coração. Aqui, é fundamental salientar que os médicos concordam que a alternância da frequência cardíaca representa uma menor probabilidade de morte devido à doenças nesse órgão.

No que concerne os sujeitos que sofriam de alguma enfermidade relacionada às artérias do coração, aqueles que eram donos de um cão tiveram em média um ano de vida a mais em comparação aos pacientes com complicações cardíacas pré-existentes. Esse número encontrado ao final do teste corrobora com outras abordagens que apontam como a convivência com cachorros e gatos é positiva para a saúde dos seres humanos.

A equipe que coordenou a avaliação não sabe exatamente o porquê da melhora no quadro cardíaco, nem no acréscimo da expectativa de vida. No entanto, a suspeita mais plausível é que a presença de um amigo canino nos abastece de afeto e preenche parte da nossa demanda por convívio social. Sabe-se que esse tipo de interação contribui de modo direto para a satisfação das pessoas. Em adição, ter um cão reduz os níveis de estresse, sempre tão altos graças à correria cotidiana. E é importante lembrar que o estresse é considerado fator de risco para inúmeras doenças. Ou seja, não faltam razões para você adotar um dos tantos cachorrinhos que precisam de um lar.

Compartilhe:

Deixe um Comentário