Dicas do Samuca

Como cuidar de feridas infeccionadas em cães e gatos

Voltar 07/07/2014

Nossos bichos de estimação são como eternas crianças, pulam, correm, se sujam com facilidade, brincam e são especialistas em se meter em encrenca, por isso, as vezes eles sofrem pequenos acidentes e ficam com machucados e feridas. Cães e gatos requerem cuidados especiais na hora de cuidar dos ferimentos porque eles tem o hábito de lamber a ferida, o que atrasa o processo de cura.

 Os machucados e feridas são divididos em três tipos: limpas, contaminadas e infeccionadas. As limpas são feitas cirurgicamente, em ambiente propício. As contaminadas tiveram contato com materiais sujos como mordidas de animais e terra. Já as infeccionadas, como o nome diz, passam pelo processo de infecção.

dermatite-por-lambedura__A cicatrização de feridas é um processo complexo que envolve a estruturação e crescimento de novo tecido no local afetado. Os tratamentos utilizados buscam uma cicatrização rápida e eficaz que minimize os sinais da ocorrência. Para que não ocorra contaminação da ferida e se já houver para que esta seja controla é importante manter o local limpo.

 Em locais ou em feridas antigas, onde não seja possível este procedimento os cuidados devem ser ainda maiores, pois até que a lesão esteja completamente cicatrizada é uma porta de entrada e meio de cultura para microorganismo. Além do risco de miíases as famosas bicheiras.

Homeopatia no tratamento de feridas

Quando uma ferida infecciona, o melhor a se fazer é tratar com cuidado. A Homeo Pet disponibiliza o CMR, pomada homeopática cicatrizante para lesões de pele, contusões em geral e ferimentos infectados. Ela proporciona uma cicatrização rápida e se o seu pet conseguir alcançar o ferimento e lamber a pomada, não há riscos de intoxicação por ser homeopática e não ter nenhuma contraindicação. Por ser homeopatia, pode ser usado para prevenir infecções. Em locais onde não é possível enfaixar como, focinho, lesões de bico, patas de aves passar uma camada fina do produto duas a três vezes ao dia.

 Alguns cuidados devem ser tomados na hora de cuidar da ferida do seu bichinho:

  • Lave bem as mãos antes de manusear a ferida. De preferência com água, sabão e depois álcool em gel.
  • Pequenos cortes, escoriações e perfurações superficiais podem ser tratadas apenas com água e sabão e neutro. Na maioria destes casos, isso já previne que o machucado infeccione.
  • Escoriações ou lesões úmidas, quando cobertas, devem ser feitas somente com curativo não aderente para evitar que o mesmo grude na ferida e cause nova lesão quando for ser retirado. Nunca use fita adesiva diretamente na lesão.
  • O uso excessivo de substâncias desinfetantes pode atrapalhar a cicatrização. Deixe que o médico indique, ou não, a utilização de antissépticos.
Compartilhe:

Deixe um Comentário