Curiosidades Animais

Cachorros sabem quando os donos estão tristes

Voltar 05/05/2016

Quem tem um “melhor amigo” em casa, já deve ter se perguntado alguma vez na vida se o cachorro realmente sabe quando estamos tristes, já que eles também parecem ficar tristes quando percebem que o dono está desanimado ou em um dia ruim. Alguns pesquisadores da Universidade de Londres, no entanto, foram mais longe: eles provaram que, sim, o cachorro é capaz de perceber as alterações de humor dos humanos.

Para fazer o teste, os pesquisadores ingleses contaram com a ajuda de 18 cachorros e os seus respectivos donos. A ideia era observar o comportamento desses cães em algumas situações específicas, como, por exemplo, quando o dono está triste. Para isso, então, os estudantes da Universidade de Londres foram até a casa dos voluntários e notaram que enquanto apenas conversavam normalmente, os cachorros não apresentavam mudanças no modo de agir.

Outra coisa interessante que eles notaram é que, quando o dono ou o pesquisador começavam a cantar, o interesse por parte dos cães aumentava, já que 6 entre os 18 cachorros que participaram da pesquisa demonstraram algum interesse. Quando o dono ou o pesquisador começavam a chorar, demonstrando tristeza, no entanto, veio a confirmação da principal dúvida. 83% dos cachorros tentaram se aproximar da “pessoa triste”.

Além de se aproximarem dos tristonhos, o estudo da Universidade de Londres também notou que os cães iam até o dono ou o pesquisador com a cabeça baixa e os rabinhos entre as pernas. Para os pesquisadores ingleses, esse comportamento submisso pode se tratar de um claro sinal de empatia em relação ao ser humano. Ou seja, é muito provável que os cachorro sintam, mesmo, quando estamos tristes.

De acordo uma das pesquisadoras, Jennifer Mayer, o estudo mostrou que os cães se aproximavam sempre que alguém chorava, independentemente da idade da pessoa. Para ela, isso demonstra que os cachorros respondem, também, às emoções dos seres humanos, ao invés de responder apenas pelas suas próprias necessidades. Mais que isso, Jennifer conta que o estudo mostra o que parece ser um “comportamento empático”, ou seja, um tipo de comportamento que o amigão tem para proporcionar conforto às pessoas.

E aí, resta alguma dúvida?

Compartilhe:

Deixe um Comentário